Saneamento Rural

Roças Novas

Sistema de Abastecimento de Água

A captação está localizada no Morro do Bicudo e é feita através de barragem.

O abastecimento é realizado através de três Poços Artesianos profundos e uma captação superficial.

Todas as águas provenientes dos Poços Artesianos e captação do córrego são concentradas no Reservatório de Distribuição, situado em área edificada e cercada.

A desinfecção da água recebe tratamento simplificado através de cloro e, posteriormente é distribuída à população.

O SAAE mantém dois funcionários que são responsáveis pela desinfecção da água e manutenção na Rede de Distribuição de Água e Rede Coletora de Esgotos.

Sistema de Esgotos

O sitema de tratamemnto é constituído de Fossa Séptica e Filtro Anaeróbio.

Fossa séptica: recebe os esgotos domésticos, promove a sedimentação dos sólidos decantáveis e a degradação(por bactérias anaeróbias). No interior da fossa os sólidos decantáveis e os digeridos depositam-se no fundo, enquanto parte se acumula na superfície. A qualidade do efluente da fossa séptica influi decisivamente no desempenho e na vida útil dos dispositivos à jusante, por isso, a remoção sistemática do lodo é indispensável para garantir o funcionamento adequado.

Filtro Anaeróbio: é um reator anaeróbio no qual a matéria orgânica remanescente da fossa séptica é estabilizada pela ação de microorganismos. O efluente final é coletado por canaletas localizadas na superfície dos filtros e conduzido até os seus destinos finais.

© 2019 Caeté . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.